A importância das fibras para uma vida saudável

    As fibras assumem um papel importante para a nossa saúde, portanto devemos consumir uma quantidade superior a 10g diariamente, e elas devem estar presentes em todas as refeições.

    Elas são encontradas nos grãos integrais, nas frutas, nos  legumes, verduras , feijão, lentilha, etc.

    Ajudam a regularizar as funções do intestino, baixar o colesterol ruim no sangue , controlar a  taxa de açúcar, e protege contra alguns tipos de câncer, como o do cólon.

    As fibras insolúveis são as encontradas principalmente no farelo de trigo e ajudam principalmente na regularização intestinal , prevenindo o câncer do cólon. Já as fibras solúveis, encontradas no feijão, aveia, legumes ajudam a baixar o colesterol do sangue, evitando assim, doenças do coração.

    Segundo especialistas, quando a alimentação é pobre em fibras estamos mais sujeitos a doenças como apendicite, aumento do colesterol, cancro no intestino grosso, formação de cálculos biliares, diverticulose do cólon e prisão de ventre.

    Além disso, as fibras também nos dão a sensação de saciedade, controlando a ingestão de outros alimentos.

    Os alimentos que devemos procurar consumir diariamente, pois são ricos em fibra, são:

    Granola,  cevada, arroz integral, feijão, lentilha, ameixa seca, maçã com casca, laranja, banana, uva passa, kiwi, pera, ervilha, espinafre, alface.

    As fibras, além de todas as funções benéficas, ainda nos dão energia para o dia a dia.